Curso “Developing Data Products” do Coursera

Eu acabei de terminar as atividades desse curso do Coursera: Developing Data Products ou Desenvolvendo Produtos baseados em Dados. Assim, nesse post, vou fazer um overview do curso para que você saiba se vale a pena ou não fazê-lo.

1. O que é o curso?

O nome do curso pode parecer obscuro a primeira vista, principalmente para quem não é da área, mas o curso é simplesmente sobre como você pode transformar dados/análises em produtos, isto é, sair dos dados crús para um produto usável até por quem não tem nenhuma intimidade com análise de dados/estatística.

Todo estatístico ou analista, pelo menos alguma vez, produziu algum produto baseado em dados, seja um  um relatório ou uma apresentação em slides. Entretanto, esse curso não se trata de como criar relatórios, mas sim de como criar aplicações web interativas, apresentações/visualizações que podem ser compartilhadas na web, pacotes do R e funções que podem ser compartilhadas em uma API. Enfim, o curso é sobre como um cientista de dados pode compartilhar seu trabalho na web com outras pessoas.

2. Pré-requisitos

Esse curso é o último curso da Especialização em Data Sciensce do Coursera, assim subtendem-se muitos pré-requisitos:

  • Domínio da linguagem R.
  • Domínio de ferramentas como Git, Github, RStudio, RMarkdown e etc.
  • Domínio de estatística e modelagem de dados.

ENTRETANTO, se você é, por exemplo, um analista com experiência prática em algum pacote estatístico, que domina o R ou tem a facilidade de aprender novas linguagens, esse curso pode ser para você. Minha única ressalva é que se você tem experiência somente com interfaces Point & Click e nunca ouviu falar do R, talvez precise fazer algum treinamento sobre o R e Git.

3. Conteúdo

O curso aborda os seguintes tópicos:

  1. Aplicações Shiny.
  2. Criação de pacotes do R.
  3. Apresentações interativas com RStudio Presenter e Slidfy.
  4. rCharts.
  5. Plot.ly.

A ênfase com certeza é no Shiny. Aliás o projeto final de curso é com o Shiny e é onde você será mais cobrado.

As avaliações foram por meio de quizes e por meio de um projeto final que consistia na criação de uma aplicação Shiny e uma apresentação sobre a aplicação.

Minha experiência

  • Eu achei o curso muito interessante, principalmente porque eu já tinha experiência com o Shiny, especialmente a implantação.
  • Em termos de dificuldade o curso é mediano e a parte mais exigente é a criação do aplicativo em Shiny.
  • A criação de pacotes em R é um bônus, e se você é um usuário básico eu acredito que aprender a criar seus próprios pacotes é um grande bônus desse curso.
  • A criação de apresentações é trivial e se for seu único interesse não valeria a pena fazer o curso inteiro.

 O curso exige umas 4 horas por semana e aprender a usar bem o Shiny realmente vale a pena. Muitos estatísticos não são programadores web e a possibilidade de transformar suas análises em websites completos sem ter que aprender novas linguagens de programação é uma habilidade muito interessante.

O curso é bem introdutório com relação ao Shiny e se você quiser se aprofundar você DEVE ver esse material.

Conclusão

Vale muito a pena, o material é muito bom e é um dos melhores meios para começar a usar o Shiny. Eu acredito que o Shiny é, de uma certa forma, revolucionário uma vez que para emular algo parecido um cientista de dados deveria dominar diversas habilidades como programação web, implantação de software, infraestrutura, estatística e etc. Com o Shiny basta saber usar o R e você já consegue modelar, analisar, criar visualizações e compartilhar tudo na Web.

ENTRETANTO, esteja ciente que é um curso BÁSICO. A partir do que você aprender aqui você vai ter uma base sólida para começar a criar suas aplicações, MAS VAI TER que consultar outros materiais, principalmente os materiais produzidos pela equipe do RStudio.

Por fim, veja algumas aplicações feitas em Shiny para você ter uma ideia do potencial dessa ferramenta:

  1. Linear Regression Diagnostics
  2. Police Calls

COMMENTS

Leave a Comment