Use o stackoverflow!

Sites de perguntas e respostas se popularizaram a partir da década passada. É difícil traçar uma história precisa em virtude da vida e morte de projetos que aconteceram na internet, em ciclos muitas vezes menores que 2 anos. Mas acredito que posso dizer com segurança que um dos primeiros sites desse tipo  a se popularizar foi o Yahoo Answers! Também já li por aí que esse tipo de site era popular na ásia, no começo da internet, quando a qualidade de conexões ainda era muito ruim. Enfim, esse conceito de um site onde alguém posta uma pergunta e todo mundo pode responder já “roda” por aí há algum tempo, pelo menos desde de 1996.

ENTRETANTO, alguns sites deste tipo parece que foram mais bem sucedidos que outros, como é o caso do Stackoverflow. Daí surgem algumas perguntas:

  1. Por que o stackoverflow fez mais sucesso?
  2. Por que eu deveria utilizar um site como este?

Basicamente vou argumentar nesse post sobre o que é um diferencial neste tipo de site e porque você deveria utiliza-lo.

Por que o stackoverflow fez sucesso?

Se você comparar o stackoverflow com, por exemplo, o Yahoo Respostas! você vai perceber que o stackoverflow tem algumas características interessantes:

  • tem uma aparência mais profissional;
  • tem recursos a mais;
  • mais usuários;
  • questões bem indexadas;
  • curadoria;
  • qualidade das respostas;

Eu particularmente já respondi (e perguntei) no Yahoo Respostas! entretanto eu não achei a experiência interessante. O que eu percebo é que, em geral, as perguntas são mal formuladas, as vezes amplas demais, e as respostas também costumam se de qualidade duvidosa. Basicamente não há instrumentos de controle, uma ação ativa de uma comunidade (ou sequer uma comunidade), tal que não há um produto final que possa ser reutilizado.

Aliás, aqui é interessante notar uma grande diferença entre um site de perguntas e respostas bem feito e um fórum: em um fórum o interessante é a discussão por si só, não interessa tanto a informação, o que atrai os usuários é a INTERAÇÃO com outros usuários em torno de um assunto em comum. POR OUTRO LADO sites como o stackoverflow, produzem um produto final que é uma base de conhecimento na forma de BOAS PERGUNTAS com BOAS RESPOSTAS.

Um bom site como este cria uma comunidade em torno de um assunto de interesse (como a programação) onde as perguntas são bem formuladas, as respostas são bem formuladas e há um mínimo controle de qualidade. Talvez a principal força motriz que leva pessoas ativamente a colaborar em um produto como esse seja a ideia de reputação.

Sites como esse dão badges, pontos e enfim, reconhecimento pelo trabalho bem feito. O usuário é cobrado não só por produzir boas respostas, adequadas, bem feitas e bem formatadas, mas também é cobrado no simples ato de perguntar! Perguntas mal feitas recebem downvotes!

Essa estratégia, que é uma espécie de gamificação, premia bons colaboradores e pune os que:

  • tem preguiça de pesquisar;
  • respondem sem embasamento;
  • não se preocupam com a apresentação da questão;

Enfim, só para fazer uma pergunta o usuário deve colocar um mínimo de esforço tal que espera-se que ele tenha feito uma pesquisa prévia onde, de repente, a pergunta já foi respondida ou é algo encontrado trivialmente na documentação do material que pretende utilizar.

O que é uma boa pergunta?

Se você verificar os badges (ou medalhas) do stackoverflow não é difícil encontrar boas perguntas. Alguns exemplos:

Como fazer hash de senhas de forma segura?

Como é gerada a randomização pelo computador?

Cluster analysis in R: determine the optimal number of clusters

O próprio site fornece algumas instruções:

  • um bom título;
  • descreva bem o problema;
  • forneça exemplos que podem ser reproduzidos;
  • cuidado com a ortografia e gramática;
  • pesquise antes de perguntar;

Por que eu deveria usar?

Talvez o principal motivo é a razão de frequentemente você encontrar links do SO como resposta a pesquisas suas no google: quando você faz boas perguntas ou fornece boas respostas, você produz algo reutilizável que ajuda a comunidade. Outro ponto fundamental é que é divertido ganhar pontos! Participando mais ativamente você perceberá que é bem legal participar. Por fim, acho que talvez é um dos pontos mais importantes é que você vai aprender a pesquisar e no processo de formular bem o problema você vai organizar melhor seu pensamento e quiça responder sua própria pergunta!

Pesquisas

O SO vem sendo pesquisado ativamente nos últimos anos, onde os pesquisadores tentar avaliar os diversos aspectos do uso da plataforma. Alguns papers que eu destacaria são os seguintes:

What makes a good code example?: A study of programming Q&A in StackOverflow

Building reputation in StackOverflow: an empirical investigation

On the Personality Traits of StackOverflow Users

An empirical study on developer interactions in StackOverflow

Analysis of the reputation system and user contributions on a question answering website: StackOverflow

Sugestões de leitura

How do I ask a good question?

Que tipos de perguntas devo evitar de fazer?

Como criar um exemplo Mínimo, Completo e Verificável

O que é reputação? Como faço para ganhar (ou perder) pontos?

Leave a Comment