Lançamentos em Anlytics

 

No mês de julho serão lançados três títulos muito interessantes para quem é da área de análise de dados:  Applied Predictive Modeling  (Max Kuhn e Kjell Johnson), Dynamic Documents with R and knitr (Yihui Xie)  e  An Introduction to Statistical Learning: with applications in R (Gareth James, Daniela Witten, Trevor Hastie, Robert Tibshirani).

            Applied Predictive Modeling

Os três livros abordam aspectos de modelagem e geração de documentos, todos utilizando a linguagem open source R. Cada um deles, além do interesse pelos assuntos em si, foram escritos por especialistas e criadores de vários pacotes famosos do R para a análise de dados e geração de documentos. Os autores do primeiro livro também são os autores do pacote caret, que permite automatizar tarefas de preparação de dados, modelagem e implementação de modelos. O caret é completo e permite que o fluxo de trabalho fique muito rápido.

O segundo livro é dos autores do  knitr que é um pacote do R que permite a geração dinâmica de relatórios. Com o knitr é possível criar livros, artigos e outros materiais em Latex com código R embutido. Assim, em um mesmo ambiente de desenvolvimento, como o RStudio, é possível realizar as tarefas de análise e edição de artigos e relatórios, de forma automática a transparente.

O terceiro livro tem entre os autores dois pesquisadores renomados na área de Estatística e Statistical Learning: Trevor Hastie e Robert Tibshirani. Eles também são autores de uma obra de referência na área, The Elements of Statistical Learning, e autores do pacote glmnet, uma das melhores implementações de modelos lineares generalizados com regularização.

Os três livros tem uma abordagem mais introdutória e pelo calibre dos autores devem ser interessantes adições às bibliotecas dos profissionais da área.