Onde estudar Estatística?

Com essa emergência atual dos termos como Big Data, Data Science, Data Mining e afins, e também com a grande oferta de postos de trabalho que se abrem nesse “novo setor”, muitas pessoas se perguntam qual o melhor caminho para se formar e se preparar para esse mercado. Existem cursos a distância, oferecidos por plataformas como o Coursera e o Udacity, ou mesmo cursos em nível de pós-graduação, MAS surge a pergunta: existe alguma graduação que prepara o profissional para ser um cientista de dados?

Na minha opinião, o curso de graduação que mais se aproxima daquilo que se deseja em um cientista de dados é o bacharelado em Estatística. Aqui eu estou usando o termo cientista de dados, não como de um profissional versado em tecnologias como Hadoop, Spark, MongoDB, mas de um profissional que é preparado para trabalhar com análise de dados e planejamento de pesquisas.

Claro, existe também uma gama de problemas relacionados a arquitetura e tecnologia, que eu acredito precisam do expertise de um profissional que talvez eu poderia chamar um Engenheiro de Dados. Mas em geral, um curso que prepara o profissional para trabalhar com o que hoje se apresenta como a Ciência de Dados, esse curso provavelmente é o curso de Estatística. Prova disso é que mesmo antes desse novo boom de Big Data, muitos profissionais de Estatística já vinham desempenhando o papel de um cientista de dados em empresas de diversos setores. Claro com dados em uma escala muito menor.

Onde estudar Estatística?

Muitos estudantes do Ensino Médio não tem ideia de que existe o bacharelado em Estatística e muito menos onde cursa-lo no Brasil. Acredito que atualmente esse problema é menor que no passado, mas ainda assim a Estatística está longe de ser um curso tão popular quanto Ciência da Computação ou algumas Engenharias.

Outro ponto fundamental é que não existem assim tantos locais para se estudar Estatística quanto se tem para estudar Engenharia tal que a escolha dos estudantes fica bastante limitada. De forma a agregar em um único local informações relacionados aos cursos de Estatística no Brasil, eu estou criando esse aplicativo em Shiny que vai condensar informações sobre todos os cursos de Estatística disponíveis no país. Inicialmente ele só conta com informações como a localização, a carga horária, se tem Mestrado ou Doutorado em Estatística, dentre outros, mas espero ir agregando mais e mais informações. No futuro planejo incluir também locais somente com pós-graduação.

Aplicativo

O aplicativo se encontra neste endereço:

ONDE ESTUDAR ESTATÍSTICA?

Se você tem sugestões de como melhora-lo, informações extras que gostaria de ver, poste nos comentários, que na medida do possível vou ir tentando agregar.

onde_estudar_estatistica

Leave a Comment